Geografia

Geografia

O IEEE está dividido em várias Regiões, divisões geográficas de proporções continentais. Elas concentram, em suas subdivisões, a maior parte dos voluntários alocados em atividades do IEEE e são responsáveis por atividades administrativas do IEEE, como manutenção, captação e retenção de membros e voluntários, regulamentação das atividades e sub-unidades etc.

Essas regiões são divididas em seções, que agregam Unidades Organizacionais, como Capítulos Profissionais, Grupos de Afinidade, Ramos e Capítulos Estudantis, bem como seus Membros Estudantes e Profissionais, de acordo com o local. A Seção Nordeste Brasil está localizada na Região 9 (América Latina e Caribe)

006699 color chipRegion 1  (Northeastern US)

006699 color chipRegion 2  (Eastern US)

006699 color chipRegion 3  (Southern US)

006699 color chipRegion 4  (Central US)

006699 color chip Region 5  (Southwestern US)

006699 color chipRegion 6  (Western US)

FFCC33 color chipRegion 7  (Canada)

E37222 color chip Region 8  (Africa, Europe, Middle East)

008542 color chipRegion 9  (Latin America)

6B1F73 color chip Region 10  (Asia and Pacific)

Atual Logo da Região 9

Fundada em 1966, a Região 9 é dividida em várias Seções e Conselhos. Seções são organizações geográficas ligadas a países, ou divisões de países que sejam muito grandes. São nas Seções que a maior parte das atividades do IEEE são realizadas, já que são estas que lidam de forma mais direta com os membros e voluntários do IEEE em todo o mundo. Conselhos, por sua vez, são são divisões das Regiões, que levam em conta afinidades culturais entre os países, estados ou províncias que compõem a Região, reunindo seções. É uma organização com pouca carga administrativa, sendo sua principal atividade a representação e a iteração entre países que representa.

Na Região 9, existem 4 Conselhos:

  • Andino (America do Sul, exceto Brasil);
  • Brasil;
  • CAPANA (América Central e Panamá – Central America and Panama);
  • México;

O Comitê Regional de Atividades Estudantis, tem a função de orientar e coordenar as políticas, quando solicitadas e formadas, aos Ramos Estudantis em todas as atividade destes, os seus diretores, orientadores, capítulos técnicos e seus mentores. O Comitê também faz recomendações específicas ao Comitê da Região sobre prêmios e reconhecimentos a serem dados a membros estudantes, Ramos Estudantis e outros voluntários relacionados à atividade estudantil. Este comitê é chefiado pelo Presidente do Comitê Regional de Atividades Estudantis, RSAC, e um Representante Estudantil da Região RSR, que também são membros do Comitê Executivo Regional.

Conselho Brasil

O Conselho Brasil une no território nacional as 5 seções que compõem o território nacional, a saber:

  • Centro-Norte – Composta pelos estados DF, GO, MT, MS, PA, TO, AM, RO, RR, Brasília, AC, AP; 
  • Minas Gerais – Composta pelo estado MG;
  • Nordeste Brasil – Composta pelos estados BA, PE, PB, CE, RN, AL, SE, PI, MA
  • Rio de Janeiro – Composta pelos Estados RJ, ES;
  • Sul-Brasil – Composta pelos estados SP, PR, SC, RS.

Clique aqui para conhecer mais

IEEE Brasil Council SAC

É uma organização com o propósito de estimular o desenvolvimento e crescimento acadêmico dos membros IEEE, promovendo o networking e a integração entre todas as esferas do IEEE no Brasil em prol do desenvolvimento tecnológico e humanitário.

Conheça mais clicando aqui