História do IEEE

História

Fundação da AIEE

Na Primavera de 1884, um pequeno grupo de indivíduos profissionais da recém criada  engenharia elétrica se reuniram em Nova York. Eles formaram uma nova organização para  apoiar os profissionais e de ajudá-los em seus esforços para aplicar a inovação para o bem da  humanidade, o American Institute of Electrical Engineers, ou AIEE. Em outubro  desse  mesmo ano a AIEE realizou sua primeira reunião técnica na Filadélfia. Grandes nomes nas  diversas áreas se reuniram, como o presidente fundador Norvin Green, da Western Union, que  veio de telegrafia. Outro, como Thomas Edison, veio da potência, enquanto Alexander  Graham Bell representou o mais recente ramo, o da indústria telefônica.

Logo do AIEE (1884 - 1963)

Como a energia elétrica se espalhava rapidamente em toda a terra, reforçado por inovações como a transmissão a longa distância e em grande escala, e comercializado por indústrias, tais como Westinghouse e General Electric, a AIEE se tornou cada vez mais centrada na energia elétrica  e à sua capacidade de mudar a vida das pessoas através dos produtos e serviços sem precedentes que poderia proporcionar.

Houve um foco secundário em redes de comunicação, tanto do telégrafo e do telefone. Através de reuniões técnicas, publicações e promoções de normas, a AIEE levou ao crescimento e a educação da profissão de engenharia elétrica, enquanto que através de seções locais e ramos estudantis trouxe benefícios para seus engenheiros em diversos lugares.

Fundação do IRE

Enquanto isso uma nova indústria surgia, começando com os experimentos de telegrafia sem fio de Guglielmo Marconi no virar do século. O que era originalmente chamado de “sem fios” se tornou o rádio com possibilidades de amplificação elétrica. Com a nova indústria surgiu uma nova sociedade, em 1912, o Institute of Radio Engineers. O IRE foi modelado na AIEE, mas foi dedicado à área do rádio e, em seguida, cada vez mais na eletrônica. Esse instituto reforçava também a sua profissão, associando os seus membros através de publicações, normas e conferências, e incentivava a avançar as suas indústrias, promovendo a inovação e excelência nos novos produtos e serviços.

Logo do IRE (1912 - 1963)

A convergência e juncão dos Institutos

Através da ajuda de dirigentes das duas sociedades, e com aplicações dos seus membros em inovações para a indústria, a eletricidade teceu o seu caminho, década por década, mais profundamente em todos os cantos da vida, na televisão, radar, transistores até chegar aos computadores. E cada vez mais, os interesses das sociedades se chocavam. Membresias em ambas as sociedades cresceram, mas no início de década de 1940, o IRE cresceu mais depressa e em 1957 tornou-se o maior grupo. Em 1º  de Janeiro de 1963, O AIEE e a IRE fundiram para formar o Institute of Electrical and Electronics Engineers, ou IEEE. Na sua formação, o IEEE tinha 150.000 membros, dos quais 140.000 estavam nos Estados Unidos.

Crescimento e Globalização

Ao longo das décadas que se seguiram, com o IEEE ainda na liderança, influenciava mais e mais áreas da vida das pessoas. Os grupos profissionais e técnicos dos órgãos de administração das antecessoras instituições evoluíram em Sociedades. Desde essa altura, os computadores  evoluíram de enormes mainframes para dispositivos portáteis, todos parte de uma rede global ligada por satélites e, em seguida, por fibra óptica. Os domínios de interesse expandiram muito além de engenharia elétrica e eletrônica e de computação para áreas como a de micro e nanotecnologias, ultra-som, bioengenharia, robótica, materiais eletrônicos e muitos outros. A Eletrônica tornou-se onipresente, de robôs industriais a aparelhos médicos. Como as tecnologias e as indústrias que se desenvolveram cada vez mais transcenderam as fronteiras nacionais, o IEEE acompanhou-as tornando-se uma verdadeira instituição global que utiliza as inovações dos profissionais que representa, a fim de reforçar a sua própria excelência na entrega de produtos e serviços aos membros, indústrias e o público em geral. Publicações e programas educacionais são entregues on-line, como são os serviços, tais como renovação e de eleição.

Em 2008, o IEEE tinha 375.000 membros em 160 países, com 43 por cento fora do país em que foi fundado 125 anos antes. Através da sua rede mundial de unidades geográficas, publicações, serviços Web, e conferências, IEEE continua a ser a associação profissional líder mundial para o avanço da tecnologia.

Recomendação

O IEEE, em conjunto com outras Organizações Internacionais, mantém uma página chamada “Engineering and Technology History Wiki”, contendo uma verdadeira enciclopédia gratuita, sobre diversos assuntos, inclusive, a sua própria História!

Página Inicial da Engineering and Technology Wiki