Dúvidas

Dúvidas

O que é o IEEE?

É a maior Organização Técnica-Profissional sem fins lucrativos do Mundo, que tem como Missão o desenvolvimento tecnológico para benefício da humanidade.

Quais as vantagens de ser membro IEEE?

O IEEE oferece os mais diversos tipos de benefícios para seus membros e voluntários de acordo com a área em que atuam e seu grau de envolvimento. Você encontra desde oportunidades para desenvolver soft e hard skills até descontos em eventos e cursos online. Você pode ter mais detalhes aqui.

O que é uma Seção?

É uma Subunidade que reúne membros IEEE em localidades próximas. É comumente a primeira Divisão das regiões, escetuand-se quando mais de uma seção se une para formar um Conselho, como é o Caso do Brasil, que possui 5 Seções: Centro-Norte, Minas Gerais, Nordeste Brasil, Rio de Janeiro e Sul-Brasil.

O que é o SAC?

É um comitê formado por membros IEEE para auxiliar e desenvolver atividades estudantis dentro da Seção e suas Unidades Estudantis, tais quais os Ramos, Capítulos e Grupos de Afinidade.

O que é um Ramo Estudantil?

São Subunidades IEEE formadas em Universidades. São formadas por membros Estudantis ou Graduados para desenvolver atividades técnicas e de impacto social, desenvolvendo seus membros na graduação. Podem também abrir representações de Sociedades técnicas, os capítulos estudantis, ou os grupos de afinidade.

Minha universidade ainda não possui um Ramo Estudantil. Como faço para abrir um?

Para abrir um Ramo Estudantil é preciso primeiro reunir um grupo de 12 membros estudantis do IEEE, onde um deles assumirá o cargo de Presidente do Ramo, e 3 membros IEEE profissionais, sendo 2 deles para reforçar o apoio à criação do grupo e um para ser o Conselheiro do Ramo depois de aberto. O grupo formado deve então preencher uma petição de solicitação de abertura de Ramo para o IEEE analisar. Nessa petição é necessário incluir algumas informações da universidade, sinalizar os membros IEEE existentes e apresentar o planejamento do grupo para o primeiro ano de atividade. Você pode acessar o tutorial de preenchimento dessa petição aqui.

Recomendamos fortemente que entrem em contato com o SAC da Seção para que estes possam acompanhar, dar mais informações e orientar e o processo a melhor forma possível.

Como faço para adicionar um capítulo ou grupo de afinidade ao meu ramo?

Para abrir Grupos de Afinidade e Capítulos Técnicos o processo de petição se repete porém em outra plataforma e outros tipos de informações são solicitadas. Para esse caso, acesse esse tutorial. Recomendamos fortemente que entrem em contato com o SAC da Seção para que estes possam acompanhar, dar mais informações e orientar e o processo a melhor forma possível.

Existe alguma regra para desenvolver a identidade visual do meu grupo?

Sim! O IEEE pede aos grupos alguns cuidados na hora de desenvolver seus materiais visuais, para criação de logotipos de grupo e/ou de eventos. Dependendo do formato, se impresso ou online algumas boas práticas também são recomendadas. Todas essas regras e recomendações foram reunidas e disponibilizadas pelo IEEE e pode ser encontrados aqui.

O que é o Annual Plan?

Anualmente, até o dia 1º de fevereiro, todos os Ramos Estudantis precisam reportar suas atividades realizadas no ano anterior e informar seus planos para o ano que se inicia como forma de informar ao IEEE que o grupo continua ativo, com uma quantidade saudável de membros e de atividades realizadas. Você pode acessar um material com mais informações sobre o Annual Plan e entender como preenchê-lo aqui.

Como fazer para o evento do meu grupo aparecer no sistema do IEEE?

Para fazer com que seu evento apareça no aplicativo oficial do IEEE e até mesmo no calendário semanal de atividades divulgado pelo SAC R9, você deve registrá-lo no vTools Events. É um processo simples e rápido onde você informar a data do evento, local, nome e descrição da atividade

Houve troca de gestão no meu grupo. Onde devo fazer as devidas atualizações?

A principal e mais importante atualização é no vTools Officer Reporting. Essa atualização é manual e recomenda-se ser realizada por um dos membros da nova ou antiga diretoria. Lembre-se de encerrar o cargo anterior antes de incluir a nova gestão! Caso queiram incluir um cargo que não apareça na lista de opções da plataforma, você pode solicitar a inclusão dela na mesma página (saiba como aqui). Aproveitando, o SAC Seção Nordeste criou um material especialmente voltado para novas gestões, você pode conferir ele aqui.

Quais são os principais programas de financiamento de projetos do IEEE e como participar?

O IEEE oferece centenas de programas de incentivo e financiamento de projetos. Você pode ver as principais informações dos maiores programas nessa palestra realizada na Reunião Seccional de Ramos de 2016. Os programas específicos das Sociedades podem ser facilmente encontrados em seus respectivos sites, que possuem uma aba específica para reunir essas informações.

Meu grupo ganhou um prêmio em dinheiro ou recebeu financiamento para um projeto, como podemos ter acesso a verba?

Em sua maioria, as verbas disponibilizadas pelo IEEE são enviadas para a Custody Account das Seções e para o grupo ter acesso a elas cada Seção desenvolveu sua própria política de execução com alguns processos a serem cumpridos. No caso da Seção Nordeste Brasil, foi preparado o “Guia de Uso de Verbas” onde você encontra todas as informações necessárias para ter acesso ao dinheiro que seu grupo tem disponível na conta da Seção. Se alguma dúvida persistir você também entrar em contato diretamente com a Tesouraria da Seção por meio do email financeironordestebr@gmail.com

Não encontrou a resposta que procurava? Pergunte neste Formulário!

  • Hidden

    Campo de Identificação da página do Formulário






  • Máx. tamanho do arquivo: 15 MB.