Mulheres na Ciência: Vencedoras do IEEE Awards

IEEE Conecta #1

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) tem suas origens vindas de 1884, onde surgiu, inicialmente, como organização para apoiar profissionais no novo campo que estava surgindo, a engenharia elétrica, e ajudá-los em seus esforços para aplicar a inovação para a melhoria da humanidade – o Instituto Americano de Engenheiros Elétricos (AIEE). Ao longo dos anos, a história foi acontecendo, o que possibilitou as realizações de mudanças, as quais trilharam o IEEE de hoje.

Com o passar do tempo desde o surgimento do IEEE, a presença das mulheres nas áreas que ele abrange foi aumentando cada vez mais. A partir disso, em 1994, foi criado um comitê ad hoc no IEEE Ultrasonics, Ferroelectrics, and Frequency Control Society (UFFC) sobre mulheres. E no ano seguinte, essa sociedade fez uma moção para o IEEE Technical Activities Board sobre a criação de um comitê de mulheres na engenharia, que foi aprovado em junho de 1995. E, em 1997, o grupo de afinidade IEEE Women in Engineering (WIE) foi formalmente estabelecido, com a missão de “Conectar, apoiar e inspirar mulheres e meninas em todo o mundo e facilitar seu recrutamento e retenção nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), promovendo a inovação tecnológica e a excelência para o benefício da humanidade.”

Outra parte importante sobre o IEEE são suas premiações, que existem a nível estudantil e profissional, seja individuais ou de grupos. Além disso, as Sociedades Técnicas e os Grupos de Afinidade do IEEE possuem premiações próprias, que possibilitam uma grande diversidade de prêmios proporcionados pelo IEEE. Por exemplo, o IEEE Awards Program, um programa para reconhecer líderes e visionários que abriram o caminho da descoberta de formas inovadoras, existindo, assim, uma extensa lista de reconhecimentos concedidos, com alguns voltados para campos específicos da ciência e outros não. Nesse caso, quando é feita a junção desses dois importantes pontos para o IEEE, o WIE e o IEEE Awards Program, é possível prestigiar mulheres que conquistaram esses prêmios e revolucionaram a ciência.

O IEEE Medal of Honor é, segundo o próprio IEEE Awards, o prêmio mais prestigiado do IEEE, o qual é concedido a um indivíduo, ou grupo, que fez contribuições excepcionais ou tiveram carreiras extraordinárias em tecnologia, engenharia e ciência, sendo entregue pela primeira vez em 1917. No ano de 2015, Mildred Dresselhaus se tornou a primeira e única mulher a ganhar tal medalha até hoje, em que foi reconhecida “Pela liderança e contribuições ao longo de diversos ramos da ciência e engenharia”, como diz em sua citação.

Imagem 1: Mildred Dresselhaus

Fonte: ethw.org

Mildred é uma pioneira na área de eletrônica de estado sólido, suas pesquisas levaram a avanços no uso de materiais à base de carbono em sua área de atuação. Além disso, seus estudos em fulerenos e nanotubos começaram antes mesmo dessas estruturas serem bem conhecidas e esse trabalho continua até os dias de hoje. Ainda, sua mais recente pesquisa sobre as propriedades semicondutoras de nanotubos de carbono se tornou uma nova porta no mundo da nanotecnologia.

Além disso, ela advogou a favor da participação de mulheres na engenharia e na ciência, por exemplo, quando houve o aumento no número de mulheres americanas em busca de licenciaturas em engenharia, na metade dos anos 70. Nesse cenário, Dresselhaus falou publicamente sobre o acesso de mulheres em empregos no mundo da ciência e da tecnologia.

Mildred faleceu em 2017 e, em 2019, o IEEE Board of Directors estabeleceu o IEEE Mildred Dresselhaus Medal em homenagem à cientista e profissional do IEEE, cujas inovações ajudaram a moldar a história dos avanços na ciência, tecnologia e educação em todo o mundo. O prêmio é dado a um indivíduo por suas contribuições técnicas excepcionais em ciência e engenharia de grande impacto para os campos de interesse do IEEE.

Outra membro do IEEE a ser pioneira é Teresa Meng, que foi a primeira mulher a receber o IEEE Alexander Graham Bell Medal em 2019. Esse prêmio foi estabelecido em 1976 e é entregue ao indivíduo, ou grupo, por suas contribuições excepcionais em engenharia e ciências de redes e comunicações.

Imagem 2: Teresa Meng

Fonte: ethw.org

Teresa Meng viu o potencial em juntar o processamento digital de sinais (DSP) com os circuitos de rádio frequência (RF) em um único chip, com isso, foi possível utilizar comunicação sem fio para o acesso universal e personalizado à rede. Sua estratégia de integrar DSP e RF na tecnologia CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) se tornou a base dos sistemas sem fios atuais de baixo custo, baixo consumo de energia e alta performance.

Em 1999, ela fundou a Atheros Communications, que produzia chips integrados com alto volume e baixo custo, voltados para aplicações de rede local sem fios (WLAN), permitindo que a WLAN pudesse ser utilizada de forma generalizada, como em casas e escritórios. A partir de 2001, ela focou em suas pesquisas em tecnologias de bio-implantes, próteses neurais e tratamentos médicos não invasivos utilizando energia eletromagnética focalizada, como também uma pesquisa para aplicar o processamento de sinais e o design de circuitos integrados à engenharia biomédica. Ela se aposentou da Universidade de Stanford em 2013, para desenvolver seu doutorado e hoje é IEEE Fellow.

Já na atualidade, em 2019, Katherine G. Johnson foi a primeira mulher a receber o IEEE President’s Award, prêmio concedido aos indivíduos cujas carreiras demonstraram liderança e contribuições distintas ao público. Johnson foi premiada por suas contribuições computacionais, que permitiram o sucesso do primeiro voo espacial tripulado da América e dos seguintes, incluindo o Apollo 11.

Imagem 3: Katherine G. Johnson

Fonte: nasa.gov

Durante sua carreira na NASA (National Aeronautics and Space Administration), realizou análises das trajetórias para a missão Freedom 7, primeiro voo espacial humano na América, como também, posteriormente, foi coautora de um relatório que apresentou as equações que descrevem um voo espacial orbital onde a posição do pouso da espaçonave é especificada.

Outra mulher a ser homenageada por seu trabalho recebendo o IEEE President’s Award foi Gladys B. West. Gladys foi premiada por suas contribuições na modelagem matemática e no desenvolvimento de modelos de geodésia por satélite, suas pesquisas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Imagem 4: Gladys B.

Fonte: spectrum.ieee.org

No ano de 1956, já mestre em matemática, Gladys West ingressa no Campo de Provas Naval da Virgínia, no qual usava métodos matemáticos para resolver manualmente problemas complexos. Um dos usos de seu trabalho era analisar trajetórias de navios e de aeronaves. Com o tempo, Gladys se tornou capaz de utilizar supercomputadores para processar dados, que foram usados para criar modelos precisos do formato da Terra. A partir da missão Seasat e dos dados obtidos, foi possível mapear a topografia terrestre e determinar as rotas orbitais para serem usadas como base do GPS. Durante sua carreira, West contribui de forma significativa para as áreas da ciência da computação, matemática e geodésia.

Dessa forma, é perceptível que durante toda história as mulheres têm feito avanços que influenciaram de modo significativo a ciência. Contudo, por vezes, seus nomes são excluídos de registros e suas contribuições apagadas.

Referências 

  1. “History of IEEE.” IEEE. Disponível em: https://www.ieee.org/about/ieee-history.html. 
  2. “IEEE WIE History.” IEEE WIE. Disponível em: https://wie.ieee.org/ieee-wie-history/. 
  3. “IEEE Awards Overview.” IEEE Awards. Disponível em:   https://corporate-awards.ieee.org/ieee-awards-overview/. 
  4. “Mildred Dresselhaus.” Engineering and Technology History Wiki. Disponível em: https://ethw.org/Mildred_Dresselhaus. 
  5. “IEEE Mildred Dresselhaus Medal”. Engineering and Technology History Wiki. Disponível em: https://ethw.org/IEEE_Mildred_Dresselhaus_Medal. 
  6. “Teresa H. Meng.” Engineering and Technology History Wiki. Disponível em: https://ethw.org/Teresa_H._Meng. 
  7. “IEEE-Level Awards.” IEEE Awards. Disponível em:  https://corporate-awards.ieee.org/corporate-awards/#medals. 
  8. “Katherine Johnson Biography” NASA. Disponível em: https://www.nasa.gov/centers-and-facilities/langley/katherine-johnson-biography/.
  9. “Gladys West: The Hidden Figure Behind GPS”. IEEE Spectrum. Disponível em: https://spectrum.ieee.org/gladys-west-hidden-figure-gps.